Nossos serviços

Coordenação editorial

Coordenação editorial

Nossa coordenação editorial é realizada pela nossa editora-chefe (ou sob sua supervisão). Ela é a responsável pela curadoria de todos os outros co-autores que vão abraçar e desenvolver o projeto do voo-livro, além de garantir que o autor se reconheça na sua obra. A coordenação começa com a chegada do autor e se estende até a sua permanência na nossa casa.

Projeto Gráfico

A AVÁ gosta de apresentar a singularidade de cada livro que publica. Temos tratado o livro não como objeto, e sim como sujeito. Estimulamos o autor a exercer sua autoria duas vezes, pensando a concepção artística e até compondo a materialidade de sua própria obra.

Revisão

Com olhar atento e afetuoso, cuidamos para que o seu texto alcance a sua melhor versão, dando sugestões de estilo e libertando-o dos desvios gramaticais. Fazemos várias leituras da obra para garantir que, a cada revisão, sejam avaliados ortografia, coerência, coesão, ambiguidades, pontuação, repetições, vícios de linguagem, entre outros. Qualquer modificação feita pelo revisor no arquivo fica marcada pelo controle de alterações do Word, de modo que você possa acompanhar o processo e tirar dúvidas.

Preparação de texto

Também chamada de copidesque, a preparação é uma revisão mais aprofundada, pois harmoniza forma e conteúdo. Lemos várias vezes o seu texto para corrigir não apenas aspectos gramaticais, mas para garantir que o que ele aborda está coerente. Por exemplo, checamos se o enredo faz sentido ou se há algum paradoxo, damos sugestões e te ajudamos a encontrar o melhor caminho, sempre preservando a essência do escrito. Quando necessário, também ajustamos a obra às normas editoriais.

Padronização de texto

Um livro precisa estar bem formatado antes de passar pela diagramação para que não ocorram falhas técnicas ou dificuldades no processo. Por isso, na AVÁ estruturamos e padronizamos os elementos textuais.

Ilustração

Na AVÁ temos ilustradores profissionais de estilos diversos. No processo de criação, você pode descrever para o artista o que imagina ou deixá-lo totalmente livre. As artes vão ganhando tamanhos e cores variados, do preto e branco ao colorido. Nem sempre é necessário haver imagens acompanhando o texto, mas muitas vezes elas o complementam.

Diagramação

Aqui, nós nos encarregamos dos elementos gráficos, tratando a legibilidade, a tipografia, o design, a paginação, as imagens etc. O arquivo original é trabalhado até a obra atingir a sua forma final, sempre com a participação do autor. Você poderá acompanhar o processo e escolha das cores, fontes, as ilustrações, a disposição.

Design de capa

capa é muitas vezes a primeira impressão que temos de um livro. É importante que ela dialogue com o conteúdo, funcionando como o seu cartão de visitas. Quase sempre o capista é quem fica responsável pela diagramação da parte externa do livro, trabalhando junto com o ilustrador (quando houver) para selecionar e organizar os elementos visuais. É claro que o autor não fica de fora, na AVÁ acreditamos que você tem muito a contribuir, criando junto com a gente o que deseja ver. Há autores que participam, inclusive, ilustrando sua própria obra, trazendo fotografias e outras artes autorais para a capa.

Revisão de Prova

Com o livro pronto, fazemos uma primeira impressão para testar se tudo saiu de acordo com o esperado. Essa conferência é feita junto com o autor, você é quem irá aprovar a obra para a impressão oficial.

Impressão

Para grandes tiragens, usamos o sistema offset. Para pequenas tiragens usamos o sistema digital.

Conversão para livro digital

Conversão para livro digital

Adaptamos a diagramação do arquivo do livro impresso para um formato adequado para e-book. Assim, o seu livro poderá ser lido no formato digital e disponibilizado nas plataformas desejadas. O formato ePUB é o padrão atual para os e-books.

Assessoria editorial

Às vezes o autor chega com um monte de ideias incríveis para publicar seu livro, mas sem saber como colocá-las em ação. É aí que entra o editor, para lhe dar todo o suporte no desenvolvimento dos aspectos editoriais. Juntos, vocês irão transformar o livro-gaveta em obra-gaivota, aprontando-o para iniciar o processo de publicação.

Ghost Writer

Um escritor profissional é contratado para escrever um livro por outra pessoa. É quando um autor, por exemplo, tem uma boa ideia para uma história, mas não quer ou não tem condições de ele próprio escrevê-la. Nesse caso, o ghost writer redige a obra, e o autor da história é quem a assina.

Tradução

Na AVÁ, traduzimos tanto do português para outros idiomas como de outros idiomas para o português.

ISBN

O ISBN (International Standard Book Number | Número Padrão Internacional de Livro) é um sistema internacional de registro de livros; sem ele, um livro não pode ser comercializado. O ISBN precisa ser um código único, padronizado e definitivo que indique título, autor, país, idioma, editora, edição. Na AVÁ, prestamos esse serviço de criação do ISBN para o seu livro. Caso a sua obra também tenha uma versão digital, ela precisará de um outro ISBN, pois ele precisa ser único.

Ficha catalográfica

A AVÁ elabora a ficha catalográfica do seu livro para você. Ela é o registro dos dados bibliográficos de uma publicação, com a finalidade de identificar a obra e facilitar a sua catalogação em bibliotecas, livrarias etc.

Carrinho de compras