Sobre a AVÁ
Tudo aconteceu no encontro — de pessoas, de poesia, e de sol para dentro e de livros feitos de coisas jogadas fora…
“Aos poucos, sonhos de mãos dadas: nasce o Coletivo AVÁ.”
AVÁ Editora nasceu do coletivo e para o coletivo, mas os passos firmes de Natália Aniceto pisaram no chão do possível. Começou-se a criar um futuro no presente rumo à utopia da missão coletiva que era fomentar a democratização da literatura e do livro por meio de publicações independentes e artesanais.
Somos uma editora cerratense, nascemos em Brasília, mas também pisamos o chão de Alto Paraíso de Goiás.
O ser poesia, o encontro, a ressignificação de materiais descartados, a linha de fuga e o fazer manual são nossa matéria de poesia.
Por isso AVÁ — para honrarmos os AVÁ-Canoeiro (etnia indígena brasileira praticamente extinta) e reverenciarmos a conexão mão-mente-coração da qual os povos indígenas são os guardiões.
Realizamos todas as etapas de edição de um livro, que vão desde a concepção artística até a materialidade do sujeito-livro. Sim, o livro aqui é visto como sujeito e não como objeto. Para isso contamos com, mais uma vez, a coletividade (equipe) múltipla que atua dentro e além da AVÁ. Também apoiamos os autores nas etapas de lançamento e distribuição pensando juntos possibilidades de resistir aos tentáculos do mercado livreiro.
Assim, sempre de mãos dadas, resistimos como uma editora in(ter)dependente que questiona o status quo e publica vozes plurais, singulares, muitas vezes jogadas fora. Seguimos realizando juntos e em coautoria