Sobre o Livro
“Do caos à poesia” tece, de forma íntima, a trama que compõe as perspectivas da autora, humanizando e iluminando para além de suas realidades, abrindo caminhos para que outras pessoas se conectem e encontrem seus afluentes de liberdade.
É um livro que nos provoca, nos atiça, que mexe com a água dos nossos sentimentos, regido pelas forças de Orixás, em que Exu alimenta cada palavra e Iansã as assopra, dando vazão a versos e prosas, palavras que abrem rodas e jogam, gingam, dançam e combatem.
Jairo Pereira
artista multidisciplinar: poeta, cantor e compositor
Sobre a autora
Eli Ferreira é baiana e vive desde 2012 em uma comunidade cultural chamada Mercado Sul Vive, localizada em Taguatinga-DF. Filha de cozinheira e pai que nunca
conheceu, tornou-se também uma mãe solo de gêmeas. Escreve vivências em forma de poesias desde os 12 anos de idade. Eli é preta, periférica, umbandista, capoeirista, poetisa, cozinheira, arte-educadora e produtora cultural.
Idealizadora e produtora do Sarau “Gole de Poesia”, que conta com seis edições, além de programa de rádio com o mesmo nome, que conta com 20 edições gravadas e dis-
poníveis on-line na rádio Mercado Sul. Pisciana com ascendente em escorpião, filha de Oyá com Xangô, teve a sua formação política no Movimento Anarco Punk, na década de 1990, mas foi quando conheceu a capoeira angola e se aproximou da religião de matriz africana que ganhou mais consciência racial e reconheceu a sua afrocentricidade, afinando-se com as causas antirracistas.