Selos AVÁ

AVUÁ
AVUÁ é o selo da AVÁ Editora dedicado à publicação infantojuvenil com curadoria de conteúdo. Curar é sinônimo de cuidar! A palavra curadoria, em sua etimologia, diz daquela ou daquele que tem cuidado e apreço. Com curadoria especializada, garantimos a segurança e a qualidade dos conteúdos publicados. Nossa curadora, Eva Vilma, é pedagoga, formada pela UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), especialista em Diversidade e Educação Especial para a inclusão educacional. É escritora e ativista de movimentos literários, além de membro da UBE (União Brasileira de Escritores) do Mato Grosso do Sul.

Ponta de Lança
Em janeiro de 2021, lançamos o selo editorial Ponta de Lança, que nasceu para que pudéssemos publicar autoras e autores estreantes e, ao mesmo tempo, tecer inventices editoriais. Os nossos livros flertam com livros-objeto que aqui chamamos de sujeitos poéticos.
Com curadoria de Amanda Xavier e Natália Aniceto.

Candombá
Candombá (Vellozia sincorana) é a planta do fogo, morada de uma resina inflamável e medicinal. Seu caule é lenha de fogareiros e candeeiros que iluminam caminhos para povos dos sertões cerrados. Ao mesmo tempo em que queima, sua saia de folhas ásperas protegem o próprio âmago, transmutando o fogo em flor violeta. Planta antiga, de presença marcante, senhora guardiã de memórias e sabenças.
Na AVÁ, Candombá dá nome ao selo editorial dedicado a publicar livros que contam e registram histórias vivenciadas nas tradições orais e nas culturas tradicionais e populares brasileiras. Com o selo, queremos registrar e difundir a pluralidade das memórias e formas de expressão da nossa gente, com seus saberes e fazeres vivos e resilientes feito um pé de candombá.
Na curadoria do selo está a jornalista, escritora e poeta taguatinguense Keyane Dias. Há mais de 10 anos, Key foi iniciada na Capoeira Angola e outras rodas que seguem transformando sua visão de mundo, confundando a Pareia Comunicação e Cultura. Em seus caminhos, pariu os livros “Travessias” e “Atraverso”, folhetos de cordel e outras reinvenções. Vivente entre perifas do DF e os cerrados de Goiás, Key integra a equipe de autores/as da Avá, é membra da coletiva Casa Moringa e comunicadora-educadora no Ipeartes/Seduc-GO.